segunda-feira, 28 de março de 2016

Porque Ele vive

Nesse domingo de Páscoa, depois de voltar da Igreja fiquei em casa com meus pais e minha vó paterna.  Minhas filhas fizeram uma grande festa com cada chocolate e deram muita alegria ao vovô e a vovó.  Comemos juntos e rimos de coisas que acontecem.  Foi bom passar um dia calmo.

Uma coisa me ocorreu ao olhar a minha vó e a minha bebê de dois anos interagindo.  De um lado, a menina parecia estar ganhando tudo o que a sua bisa perdia: a capacidade de andar com segurança, de cuidar de seu asseio sozinha... Enquanto uma acumula novas memórias, a outra a cada dia se desfaz de suas lembranças mais queridas, mesmo contra sua vontade.  Minha vó me dizia que o lado bom de ficar velho é justamente poder ver a sua família crescendo e eu concordei, ainda que lá dentro o pensamento me desalentava.

Minha gratidão pela páscoa aumentou muito ao considerar que a ressurreição de Cristo é a nossa única esperança para essa condição tão precária da humanidade.  Se verdadeiramente fôssemos fruto do acaso e tudo acabasse aqui, não precisaríamos nos inquietar.  Mas a experiência nos mostra que, muito mais que instinto, temos lampejos da eternidade que está em nós que não nos permite ignorar nosso caráter espiritual.  Uma eternidade fora do corpo, longe de quem amamos, em uma vastidão sem sentido seria realmente uma desolação sem tamanho.  

Por isso meu coração se enche de esperança com essas palavras:


Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão aperdidos.Se só nesta avida besperamos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito asaprimícias dos que dormem. Porque, assim como a amorte veio por um homem, também a bressurreição dos mortos veio por um homem.Porque, assim como todos morrem em aAdão, assim também em bCristo todos serão cvivificados.
1 Coríntios 15:16-22  

Muita gente acredita na ressurreição de Cristo mas não consegue aceitar que essa ressurreição está prometida para toda a humanidade, bons e maus.  A escritura no entanto é clara: os que morreram ressurgirão e se colocarão diante de Deus e receberão de acordo com aquilo que semearam nessa vida.  Uma leitura deste capítulo inteiro muito agregará aos que tem dúvidas.

Sou particularmente grata nesse momento pelo Livro de Mórmon, que fala de maneira clara sobre essas questões e torna os ensinamentos da Bíblia mais compreensíveis. 

https://www.lds.org/scriptures/bofm/alma/40?lang=por

Amo aprender sobre essa alegria, a de compreender que porque Ele vive, poderemos também reviver e estar na presença de Deus.  E o melhor de tudo isso, com nossas lembranças e com todo o vigor!

terça-feira, 15 de março de 2016

Operação Coelhinho da Páscoa

Hoje a minha filha mais velha veio me dizer bem séria que tinha descoberto algo muito importante: coelhinho da páscoa não existe.  Me explicou que são os pais que compram ovos de páscoa para as crianças no mercado e depois pintam as patinhas pela casa.

Confesso que eu fiquei decepcionada porque eu já estava antecipando gravar um lindo vídeo com a alegria dela ao achar o ovo do coelhinho. Perguntei a ela quem havia contado e ela me disse que ninguém.  Ela simplesmente observou que o mercado estava cheio de ovos de Páscoa e que o ovo que ela ganhou do coelhinho no ano passado também estava lá.  Além disso, as patinhas que estavam no chão no ano passado eram de tinta!  Ainda insisti que talvez o coelhinho teria sujado as patinhas de tinta no caminho.

--Tinta, mãe!  Onde que patinha do coelhinho sujaria desse jeito de tinta???  E a tinta ainda era da mesma cor da tinta que eu ganhei na festa de aniversário do Enzo.

Elementar, meu caro Watson!  Não havia como refutar mais essa.  E sei que não adianta pedir para não contar para a irmã caçula, ela vai fazer... Só espero que a pequena não entenda ainda:  quero salvar pelo menos uma lembrança dela acreditando no coelhinho!



Apesar disso tudo jogar areia na minha farofa, eu senti muito orgulho do discernimento da minha filha. Como é útil conseguir perceber aquilo que nos rodeia e reparar nos detalhes que denunciam aqueles que procuram nos enganar -- ainda que no caso dela ainda sejamos nós, seus amados e cheios de boa intenção, papai e mamãe.

Vivendo em um mundo cinza como o nosso, onde precisamos tatear para encontrar o certo e errado, esse dom é algo realmente algo que devemos pedir para nossos filhos. O apóstolo Paulo ensinou que em nossos dias as pessoas teriam "aparência de piedade, mas negariam a eficácia dela".  E em tempos de televisão, celulares e laptops, elas "entram pelas casas, e levam cativas mulheres néscias (sem discernimento)  carregadas de pecados, levadas por várias concupiscências (cobiça e anseio pelos prazeres do mundo)" (2 Timóteo 3:5-6).

Como sou feliz de ser uma mãe de uma pequena perita, que nada deixa passar despercebido.  E meu coração se enche de esperança em seu futuro e em tudo o que ela poderá realizar.






segunda-feira, 7 de março de 2016

Quebrando a Cabeça 2

Essas últimas semanas têm sido demasiadamente corridas.  Além de tudo que eu já normalmente faço, estou com um chamado na Igreja que é realmente muito difícil, com a responsabilidade de iniciar um programa para ajudar os membros da Igreja a tornarem-se financeiramente independentes.  Não consigo dar conta de todos os que precisam ou merecem da minha atenção e em alguns dias isso parece ser mais aflitivo do que outros.  Esse final de semana então passou voando e com essa sensação de "não dá".  Sabe quando a gente vê que as coisas não estão caminhando da forma que deveriam?  

Sem tempo até de questionar essa ideia, fui correndo de um lado para o outro da casa guardando, limpando e arrumando enquanto minhas filhas brincavam na sala.    A maior me chamou para ver seu quebra cabeça reclamando que com peças de cores tão parecidas não dava para montar o jogo.  Com as mãos cheias de coisas e sem poder abaixar pra ajudar, simplesmente disse que a figura tinha outros trechos mais coloridos e que ela deveria começar pelo lado mais fácil.  

Quando passei pela sala novamente, vi minha filha com o quebra-cabeças quase todo montado, inclusive as tais peças tão parecidas que ela achava difíceis demais.  Sorri e segui no meu caminho mas só hoje notei que eu deveria ter percebido o déjà vu.  Ao pensar sobre a semana que vem pela frente e os desafios, vejo que mais uma vez me comporto como ela e que Deus já me respondeu através da minha própria boca.  Eu preciso ir fazendo o que eu sei e consigo fazer e aos poucos tudo vai dar certo.



Para mim sempre foi muito fácil acreditar em Jesus Cristo e colocar minha confiança Nele, mas é muito complicado acreditar em mim mesma.  Sei das minhas falhas e de tudo o que já deu errado no passado e eu quero e sei que as coisas que estou fazendo agora precisam dar certo.  Ultimamente minha força tem vindo de saber que eu não preciso confiar em mim exatamente: posso acreditar que ao cumprir as ordens do Senhor, Ele garante o sucesso.  Pois como disse Tiago:

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Tiago 1:22-25

E assim começo a semana procurando o lado mais colorido do quebra-cabeças.  E para quem quer saber porque eu chamei esse texto de "Quebrando a Cabeça 2", eis o link para o primeiro.

quinta-feira, 3 de março de 2016

E já é Páscoa!

Pois é, eu nem acreditei quando vi os mercados já repletos de ovos de Páscoa.  Mas esse ano a Páscoa é bem cedo!  Eu amo a Páscoa.  Costumava a ser pelos chocolates, até que eu parei de comê-los.  Das páscoas da minha infância, lembro que minha vó Dorinha gostava muito de reunir a família no domingo e que era sempre uma alegria, com direito ao sonhado ovo de sobremesa.    Mas percebo que não é uma tradição tão comum assim, de reunir a família nesse dia.  Felizmente, minha mãe mantem a tradição conosco.

Esse ano resolvi que eu começaria a criar a cultura da Páscoa aqui em casa.  Para que as minhas filhas saibam o quanto esse momento é importante para mim e para criar lembranças que serão tesouros maravilhosos para elas.  Então comecei a decorar com coelhinhos e a fazer um roteiro de brincadeiras para elas... E já está funcionando!  Elas estão muito felizes.  Realmente, tudo é uma festa quando se tem crianças em casa.



Existem pessoas que acham ruim esses mitos que tiram a atenção do mais importante. Eu realmente não acho que eles atrapalham desde que o Salvador seja o centro das festividades.  E no caso das minhas filhas, elas já sabem que Ele é o centro de nossas vidas.  Esses dias minha mais velha me perguntou:

  Mãe, qual o prato preferido de Jesus Cristo?

Eu obviamente não sabia a resposta.  Mas disse que apesar de não saber o favorito eu sei que Ele comia com os apóstolos pão e peixe e bebia suco de uva.  Ela prontamente respondeu que quando Cristo viesse a nossa casa, que era para eu comprar salmão porque é o único peixe que ela realmente gosta.  E recomendou para não esquecer de comprar o suco de uva da garrafa que é mais gostoso.

E eu sabia exatamente porque isso.  Me lembrei de quando estudamos a história da ressurreição no início desse ano em João.  No capítulo 21, Cristo aparece aos apóstolos e juntos eles comem pão e peixe.  E ficamos emocionadas ao pensar que maravilhoso seria um dia lanchar com Jesus Cristo, conversar com Ele e sermos suas amigas.  Ela não esqueceu e estava pensando no cardápio do nosso lanche com Ele.

Não tenho palavras para expressar a gratidão que sinto por ser mãe dessas jovens discípulas que tem no seu pequeno coração o mais profundo desejo de estar perto do Salvador.