segunda-feira, 27 de julho de 2015

Quem te viu, quem te vê

Hoje é um dia especial para mim porque é aniversário do meu marido.  Me lembra que por mais um ano em sua vida ele está conosco tanto por escolha quanto por circunstância, coisa que não deve jamais ser tratada com indiferença.  Até mesmo porque as pessoas e a vida mudam, não somos exceções para esta regra.



E ele mudou muito desde que nos conhecemos.  Às vezes a gente ri de lembrar das coisas que ele hoje adora e que antes não gostava nenhum pouco.  Ele sempre lembra como só usava roupas lisas e que hoje tem um guarda-roupa cheio de listras.  A gente ri de como ele nunca queria ir para o nordeste e que agora suspira só de pensar na água quentinha e na água de côco doce e fresquinha. Pensamos em como ele achava bobeira o meu balé e que agora ele curte ir comigo para um teatro a 1 hora daqui para assistir 3 horas de gente dançando.  Ou de suas lamentações quando era estagiário, reclamando que não levava jeito para programar e tem hoje como maior orgulho resolver os seus problemas através de uma linha de código sucinta e econômica em processamento.

É, quem te viu, quem te vê.  Eu considero o marido que eu tenho hoje uma companhia muito mais atraente do que o menino que eu conheci no seu primeiro ano da faculdade de engenharia.  Mas a impressão que eu tinha naquele tempo persiste comigo: que ele continua reservando um enorme potencial de realizar no futuro muito mais do que hoje podemos imaginar.

Considero esse potencial uma característica das pessoas que amam a Deus.  O Senhor consegue realizar proezas na vida das pessoas que se permitem guiar pelos seus caminhos.  No novo testamento um homem que em princípio não acreditava em Jesus Cristo levou sua mensagem por todas as partes do mundo antigo.  Em contraste com o Saulo que no capítulo 8 de Atos consentia na morte de Estevão, no capítulo 19, lemos:


E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.
E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
Atos 19:11-15


O nome de Paulo, para sempre famoso entre nós, conhecido no céu e até por quem vai para o inferno, foi firmado através da devoção a maior de todas as causas.  Acredito que todos os discípulos tem esse mesmo sucesso dentro da esfera em que foram colocados. 

Independente do que a vida reserve para o meu marido, sei que aqui em casa a sua chegada é aguardada com alegria por nós.  Sou tão grata por sua companhia!  E grata ao Senhor pelo Espírito Santo que tem nos guiado para encontrar felicidade juntos nesta jornada.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Aprendendo o que é útil

Semana passada eu fiz um teste de personalidade.  E isso me fez pensar sobre quem eu sou e como as pessoas me percebem.  Quando eu paro para lembrar sobre o que as pessoas falam para mim a meu respeito, é inquestionável que a característica mais comentada é sobre como eu costumo ser distraída e esquecida.

Elas tem motivo para isso.  É difícil eu sair de uma vez de casa e mesmo assim eu ainda saio sem algo importante, tipo o celular.  A pessoa que me ajudou a limpar em casa durante 5 anos costumava até rir porque ela sabia que eu sempre voltava para buscar algo.   A minha vida sempre foi uma luta contra esse problema, em volta de caderninhos, listas e qualquer outra maneira de me organizar para que eu conseguisse funcionar como uma pessoa comum.  Ainda assim, tive que aprender a não sofrer quando tudo isso não funciona e eu acabo, por exemplo, descobrindo que depois de uma hora no mercado e mais não sei quanto tempo na fila, eu não vou poder levar as compras porque eu esqueci a carteira em casa.

Por conta dessa minha realidade, eu precisei aprender desde cedo a contar com o Espírito Santo.  Eu definitivamente não estaria onde estou se não fosse pela orientação, lembretes e avisos que Ele tem constantemente me dado.  Sobre Ele, Jesus Cristo ensinou:


Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 14:26
É minha experiência que Ele não traz à lembrança apenas o que Deus ensinou mas também todas as coisas que são importantes para mim.  E digo mais: mesmo aquelas que eu nem sabia que seriam um dia importantes.  Na minha vida tenho observado que verdadeiramente Ele é nosso Deus que nos ensina aquilo que é útil (Isaías 48:17).

Em 2012, eu estava chateada porque eu tinha uma câmera digital de pilha e resolvi comprar uma máquina nova.  Nessa hora me veio a ideia de que eu precisava comprar uma DSLR.  Eu procurei então qual seria a que tinha a melhor relação custo-benefício e anunciei minha escolha para o meu marido.  Ele não gostou da ideia porque não queria gastar dinheiro, mas na verdade nós tínhamos como pagar por ela à vista e havia uma oportunidade muito boa de compra de um modelo que seria descontinuado pela Canon. Desde então, a fotografia se tornou um hobby da nossa família.  E como gostamos de estudar, nos dedicamos a aprender essa arte e descobrimos uma maneira muito legal de nos divertirmos juntos e com nossos familiares e amigos.  E, para completar, com a dureza em que ficamos quando decidi sair do meu emprego na Administração Pública, a fotografia tem nos ajudado a complementar nosso orçamento.

Contei essa experiência porque acredito que ela ilustra muito bem como o Espírito Santo trabalha em nossas vidas.  São coisas simples que requerem a nossa fé para fazer sem nenhuma noção do que o futuro trará.   Quando paro para pensar em como uma coisa tão simples trouxe impactos tão  importantes na minha vida, me coloco em alerta para não desprezar outras ideias que sejam igualmente poderosas.   Como o Senhor falou a Joseph Smith Jr. e outros líderes da Igreja quando era um grupo pequeno lá em 1831:

Todas as coisas, porém, deverão realizar-se a seu tempo.
Portanto não vos canseis de fazer o bem, porque estais lançando o alicerce de uma grande obra. E de pequenas coisas provém aquilo que é grande.
D&C 64:32-33
Sou eternamente grata pelas experiências que tenho sendo guiada pelo Espírito Santo de Deus.  Não seria possível negar e dizer que se trata de uma intuição, quando a experiência me mostra ser a influência de um Pai que tudo vê e que quer o meu bem.








segunda-feira, 13 de julho de 2015

A Alegria de Visitar

Como tagarela que sou, faço amizades por onde passo e me interessa muito ouvir as pessoas e suas histórias de vida.  Enquanto a maioria das pessoas que gostam de falar muito costuma contar coisas, eu gosto muito de fazer perguntas.  Eu sei, é bem chato e eu tenho que me policiar toda hora para não perguntar coisas indiscretas!  Frequentemente a minha curiosidade desperta a simpatia das pessoas porque elas sentem que eu realmente me interesso por elas.  

Ontem mesmo tive a oportunidade de conhecer melhor uma família que há  muito eu não via.   Na Sociedade de Socorro, organização feminina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, participo do trabalho de professoras visitantes que vão a casa das mulheres da Igreja para estabelecer vínculos de amizade e oferecer apoio na hora do aperto.  Eu amo fazer parte disso, mas quando vamos em um endereço novo dá um frio na barriga por não sabermos como seremos recebidas.

E ontem eu tive tanto alegria como tristeza.  E claro que a tristeza veio primeiro!  O primeiro não quis nos receber e nos dois seguintes as pessoas haviam se mudado sem nem avisar.  Finalmente no último encontramos duas queridas que nos receberam com muito amor e tivemos uma experiência muito agradável juntas.  Saímos de lá tão leves e a amiga que foi comigo estava tão empolgada que disse que queria contar a todo mundo como tinha sido maravilhoso o que vivemos.

Lembrei-me das palavras de Alma, no Livro de Mórmon:

Oh! eu quisera ser um anjo e poder realizar o desejo de meu coração de ir e falar com a trombeta de Deus, com uma voz que estremecesse a terra, e proclamar arrependimento a todos os povos!
Sim, declararia a todas as almas, com voz como a do trovão, o arrependimento e o plano de redenção, para que se arrependessem e viessem ao nosso Deus, a fim de não haver mais tristeza em toda a face da Terra.
Alma 29:1-2

Sempre me chamou a atenção como algumas pessoas se enchem de propósito e de vontade de fazer o bem enquanto a maioria de nós segue a sua rotina aparentemente sem muitos questionamentos. Desde que consigo me lembrar tenho sentido dentro de mim o desejo de fazer parte de algo maior do que simplesmente sobreviver.   Tem sido a minha experiência observar que na verdade esse desejo surge na vida de todo ser humano, mas que nós reagimos a ele de formas diferentes.  Me enche de gratidão estar em uma Igreja onde encontro tantas pessoas que alimentam essa boa vontade de querer mudar o mundo uma vida de cada vez.

Relembro-me do Salvador Jesus Cristo quando ensinou a seus discípulos no finalzinho de seu ministério mortal:

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 
João 15:1-5
Ontem eu e minha amiga sentimos a alegria de trabalhar na videira do Senhor.  Sentimos seu amor e nosso coração ficou cheio de alegria.  Esperamos que um dia ainda possamos ver os frutos de momentos maravilhosos como esse. 


quarta-feira, 8 de julho de 2015

Quebrando a cabeça

Ontem à noite, depois que eu desliguei a televisão, como de costume as meninas foram brincar.   A mais velha pegou um quebra-cabeças 3D, mas em pouco tempo começou a ficar aborrecida por não conseguir montá-lo.  Parou e olhou com melancolia dizendo para mim que estava tão triste.

Naquele momento tão trivial, senti uma marcante compaixão por minha pequena.  Assim como ela, eu estou de frente de alguns quebra-cabeças que às vezes parecem ter mais dimensões do que a minha mente finita consegue contemplar.  Pensei que por mais que para mim esse desafio dela fosse tolo, para ela era algo real e dolorido.  Mas eu estava com a bebê nos braços dando de mamar e não podia ajudar naquele momento.   

Eu ainda estava pensando nessas coisas quando ouvi sua vozinha aguda com toda animação anunciar que havia conseguido.  Ao invés de tristeza, ela tinha um belo sorriso no rosto!  Sentia-se realizada por ter dado conta sozinha, simples e rápido.  Fiquei orgulhosa dela.

Hoje de manhã, ao acordar, pedi ajuda do Senhor com as minhas dificuldades.  E a minha singela experiência de ontem veio à minha lembrança.  Eu não tinha reparado naquele momento, mas era a resposta do Senhor para as coisas que eu estou vivendo.

O profeta Morôni no Livro de Mórmon ensinou:


"Eis que desejo exortar-vos, quando lerdes estas coisas, caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coração.
E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, Ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.
E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas."
Morôni 10:3-5.  

Consultado em 8/7/2015 em  https://www.lds.org/scriptures/bofm/moro/10.4-5?lang=por

Sempre que tenho a oportunidade de ensinar dessa escritura, saliento a forma como o Senhor promete nos dar a resposta.  Ele não usa palavras como "responder, falar, explicar, contar", nada que sugira que Ele nos falará.  Ele promete que nos "manifestará a verdade", e que o fará sobre todas as coisas através do Seu Espírito.

E o que significa manifestar?  Li algumas definições em dicionários online e todos parecem concordar que manifestar tem a ver com "revelar, mostrar, tornar público, expôr, apresentar, declarar-se, aparecer, tornar-se visível, descobrir-se".  Muitas vezes caminhamos na vida sem direção porque buscamos respostas ditas e não estamos atentos às ideias, sentimentos, lembranças que são justamente o canal de revelação entre nós e Deus.

Na minha sincera oração em que eu buscava uma solução, disposta a fazer qualquer coisa que ele me aconselhasse, Ele me trouxe a memória uma vivência minha que me ensinou um pouco sobre como Ele se sente a meu respeito.   Aprendi que Ele quer e pode me ajudar, que Ele me compreende mas que Ele sabe que eu posso resolver esses problemas sozinha.  E que Ele vai se orgulhar de mim quando eu o fizer.

Os céticos certamente dirão que são coincidências.  Uma ideia atribuída a William Temple, Arcebispo de Canterbury, ilustra perfeitamente como eu me sinto:


"Quando oro, coincidências acontecem.  Quando eu não oro, não."
Sei que Deus vive e que Ele responde orações diariamente.  Que Deus nos abençoe com olhos para ver, ouvidos para ouvir, um coração aberto para sentir e uma mente hábil para lembrar.






quinta-feira, 2 de julho de 2015

O Caminho Estreito e Apertado

Existem coisas nas escrituras que sempre estiveram lá, mas que leva uma vida inteira para fazer sentido para a gente.  Isso sempre me impressiona! Recentemente eu estava visitando minha irmã em São Paulo em seu novo e lindo apartamento, quando aprendi enfim o significado do caminho estreito e apertado na minha própria vida.  Digo que é o significado que se aplica a mim porque a beleza da palavra de Deus é essa: os seus princípios e símbolos são sempre aplicáveis à nossa circunstância, trazendo aquela esperança que faltava.


Eu costumo começar o dia das crianças lendo as história de Cristo no Novo Testamento.  E nesse dia lemos em Lucas:
"E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão."
Lucas 13:23,24
Eu acabo lendo pouca coisa para minha filha porque eu procuro explicar palavra por palavra, ideia por ideia.  E esse ensinamento e Cristo já começa com uma explicação a ser feita: porfiar significa lutar por, insistir em, demonstrando grande dificuldade.  Para minha alegria, no apartamento da minha irmã tinha uma porta daquelas deslizantes e eu pude mostrar para minhas filhas a diferença da porta estreita e da porta apertada.  Elas acharam muito divertido!  Quando eu deslizava a porta e ela ficava grande eu passava fazendo altas palhaçadas, abrindo os braços, fazendo bobeiras.  Já quando a porta ficava estreita, eu tive que me ajeitar para passar pela porta da única maneira que dava.  

Impossível não lembrar das palavras do profeta Néfi no Livro de Mórmon:
"Portanto fazei as coisas que eu vos disse ter visto vosso Senhor e Redentor fazer; porque por esta razão me foram mostradas, para que possais conhecer a porta pela qual deveis entrar. Porque a porta pela qual deveis entrar é o arrependimento e o batismo com água; e recebereis, então, a remissão de vossos pecados pelo fogo e pelo Espírito Santo.
E estareis então no caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna; sim, havereis entrado pela porta; havereis procedido segundo os mandamentos do Pai e do Filho; e havereis recebido o Espírito Santo, que dá testemunho do Pai e do Filho em cumprimento da promessa que vos fez de que, se entrásseis pelo caminho, receberíeis."
2 Néfi 31:17-18 
Desde esse dia percebi que essa minha vida cheia de decisões difíceis a ser tomadas diariamente é uma característica de uma vida levada pela senda estreita e apertada.  E embora seja verdade que eu já entrei pela porta faz tempo, o caminho não parece ficar nunca mais fácil.  A gente se fortalece mas as provas também se tornam maiores (mas aviso que as bênçãos também).


Fazer a vontade do Pai nunca foi tarefa simples.   Para o melhor de todos os seus filhos, O Unigênito, a caminhada foi dura.
"Eis que vos dei o meu evangelho e este é o evangelho que vos dei—que vim ao mundo para fazer a vontade de meu Pai, porque meu Pai me enviou.
E meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens, a fim de que, assim como fui levantado pelos homens, assim sejam os homens levantados pelo Pai, para comparecerem perante mim a fim de serem julgados por suas obras, sejam elas boas ou más"
3 Néfi 27:13-14
Pensar nas coisas que o Salvador passou me dá ânimo e me traz a gratidão que me impulsiona.  Sim, eu posso fazer coisas difíceis.  Todos nós podemos, se não tentarmos fazer sozinhos.