domingo, 18 de outubro de 2015

Aprendendo a viver sem pressão

Pois é, eu não escrevi ainda essa semana.  Estava tão ocupada e me sentindo bastante atarefada. Com dois feriados na semana com crianças em casa o dia inteiro é difícil para uma mãe de crianças ainda muito pequenas sentar no computador.  Estava tentando fazer tudo e não avançando na maioria delas e o sentimento de ansiedade começou a crescer ao ponto de me fazer mal.  

Como todo bom brasileiro, fui para o google!  Na terça-feira achei um teste de um site sobre saúde mental que tratava de stress e fadiga e fiz o teste.  Você era considerado estressado se fizesse acima de 19 pontos e eu fiz 35.  Quando meu marido descobriu que a pontuação máxima era 40, me deu os parabéns por ter quase gabaritado.  E eu fiquei analisando como eu poderia sair daquela situação. 




E só de sexta para cá as respostas foram chegando.  O Espírito Santo me mostrou que a raiz do meu estresse era não saber renunciar às escolhas passadas.   De primeira eu achei que não era bem assim, que eu sei fazer e aceitar minhas escolhas... Mas quando parei bem pra pensar, tive que concordar com Ele: não sou nada.  Eu quero escolher tudo ao mesmo tempo!  Quero ser empreendedora de sucesso, mãe dedicada, esposa atenciosa, discípula obediente, cidadã engajada, inteligente, bonita, sarada, com uma casa limpa e arrumada, falar com os amigos...  E muito embora eu trabalhe em todas essas coisas de alguma forma, na verdade o meu sofrimento estava vindo de buscar esse monte de coisas ao mesmo tempo.  Eu preciso focar melhor e não sofrer com a bolinha que eu deixei cair do meu malabarismo.

Então ontem eu achava que eu já tinha chegado na raiz do problema e só precisava trabalhar o meu psicológico nessas coisas.  Mas as palavras "não podeis servir a dois senhores" ficaram indo e voltando na minha cabeça.  E no caminho do cinema com o marido sem crianças ontem (sim!  milagres existem!) decidi não mais resistir a Deus e fui ver o que Ele queria me mostrar lá em Mateus 6.  Então eu li:


"Ninguém pode aservir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a bMamom."

O Espírito me fez entender então que isso é verdade para todos as escolhas.  Se eu faço a minha escolha e continuo "amando" as outras alternativas ao que eu escolhi, eu vou ficar oscilando entre amar e odiar a minha decisão, revivendo aquela escolha muitas e muitas vezes.  Voltei os meus olhos para o texto de novo e continuei:

"Por isso vos digo: Não andeis bcuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo,mais do que o vestuário?"

É, realmente, eu estou muito cuidadosa quanto a minha vida, tentando resolver o que o povo da minha casa vai comer, beber, vestir.  Aquela pilha de roupa pra passar parecia querer me engolir... E como se sentir relaxada quando somos sugados por uma rotina que é exigente e que não pára nunca? E assim comecei a conversar com o texto.


"Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca ?"
Tudo bem, eu sei que eu tenho que contemplar mais as obras de Deus e ser mais grata e reconhecer a sua mão na minha vida.  Eu sei que eu preciso confiar mais.  Mas no fim das contas sou eu quem tem que trabalhar para que as bênçãos cheguem.  E aí?
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas essas coisas os gentios procuram). Pois vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas."
Priorizar e não me preocupar... Eu acho que eu consigo fazer isso.  Mas, espere aí, eu não busquei as coisas de Deus em primeiro lugar hoje!  Eu deveria agora estar cuidando da atividade de sábado que vem e estou aqui indo para o cinema.  E agora?
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
"Tá bom, amanhã a gente resolve isso", pensei.  E agradeci pelo Espírito Santo estar indo comigo ao cinema e ainda batendo um papo para que eu desabafasse e recebesse orientação sobre o que estava me afligindo.  

Chegamos ao Barra Shopping e assistimos o "Perdido em Marte" 3D.  Foi um ótimo filme, em ótima companhia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário